Por ser uma metodologia totalmente orientada por dados, é imprescindível a utilização de alguns softwares que otimizam o trabalho e o tornam mais organizado.
Por eu ser um incansável testador de ferramentas, eu posso dizer que eu tenho um certo conhecimento quanto as opções que temos hoje. E o que apresento aqui são ferramentas que utilizo no meu dia a dia e também algumas outras que mesmo não utilizando indico fortemente pelo valor que ela trás para negócios focados em performance.
Sem mais mimimi, vamos a elas:
Gestão
Trello
Uma das ferramentas mais utilizadas para organização de tarefas do mundo. O Trello é muito simples e a maioria dos seus recursos são gratuitos. É possível criar quadros de tarefa totalmente personalizados, e adicionar tarefas e subtarefas, direcionando para pessoas específicas da sua equipe. Utilzei por muitos anos o Trello até migrar para o Asana. trello.com/
Asana
Como citei acima, após utilizar o Trello, por muitos anos, mudei todo o gerenciamento de projetos das minhas empresas para o Asana. O principal motivo disso foi por oferecer mais recursos e uma maior personalização. É possível criar campos personalizados para preenchimento em tarefas, além de poder separar seus projetos e oferecer diversos templates de gestão de processos. asana.com
Pipefy
Aqui, minha salva de palmas. Cara! O Papify é uma das primeiras empresas a adaptar seus templates para o growth hacking, metodologia que utilizarmos na Rooftop. Eles tem um modelo de gestão de experimentos totalmente adaptado para a metodologia de growth! É simplesmente incrível. Compartilho o link aqui: https://www.pipefy.com/pt-br/templates/experimentos-growth-hacking/. A grande sacada deles não apenas no funil que é organizado em 8 etapas (Brainstorm, priorização, construção, testes, análise, sucesso, falha e arquivado), mas sim a possibilidade de detalhamento do experimento.
Primeiro você preencha a ideia (hipótese), a etapa do funil pirata que a ideia terá impacto e a descrição do experimento, focando no seus resultados.
Após criar o experimento, abrem vários outros campos a serem preenchidos que tornam o teste mais adequado ao modelo de growth como: métrica de sucesso, meta de crescimento (porcentagem). Logo depois vêm 3 campos que representam o ICE Score: impacto, confiança e esforço. Por fim temos um descritivo de um detalhamento de como tudo será medido.
Armazenamento de arquivos
Google Drive
Permite 25GB de forma gratuita, além disso, possui diversas integrações com outras ferramentas e permite que você sincronize uma pasta dentro do seu computador, onde tudo que você inserir nela, irá ser carregador para dentro do servidor deles, isso permite uma segurança para guardar arquivos importantes.
Mega
Além da ferramenta do Google, indico testar o Mega, é o antigo Mega Upload que ficou famoso por disponibilizar arquivos de pirataria hehe. Utilizei muito, mas o CEO da empresa após esse período, reposicionou e agora oferece um serviço de armazenamento de arquivos e que oferece 50GB gratuitamente.
Videoconferência
A muitos anos eu utilizo uma única ferramenta de transmissão de vídeo, o Whereby, o antigo Appear.in, a ferramenta oferece uma sala para sua empresa de forma gratuita e que permite 4 integrantes. Também disponibiza um chat para troca de informações textuais. É muito leve e acessível pelo seu navegador. O único recurso que sinto falta é a possibilidade de envio de arquivos (nesse caso acabamos enviando pelo WhatsApp mesmo como alternativa hehe).
Atendimento
Aqui eu utilizo duas ferramentas muito óbvias. No momento que eu assino o contrato com o cliente eu crio um grupo no WhatsApp com todos os stakeholders (partes envolvidas no projeto). Toda a comunicação diária é realizada por lá e todos estão cientes do que está acontecendo. A outra ferramenta óbvia é o e-mail, para todas as informações que precisam estar registradas, informações importantes. Para isso, o que utilizo e mais me adaptei é o Gmail, consigo centralizar todos os meus endereços de e-mail, seja pessoal ou corporativo.
Bom pessoal, tentei resumir ao máximo as ferramentas, e principalmente focar em ferramentas que possuem versões gratuitas que realmente permitem que se realize o trabalho de uma forma eficiente e não apenas uma versão trial.
Abraços e até a próxima.