"Tá Anderson, as campanhas estão funcionando muito bem, tivemos um crescimento muito bacana em nosso faturamento, mas não estou disposto a aumentar o investimento em anúncios."
"E se eu dobrar o valor em tráfego, vamos dobrar o faturamento?"
"Tu me garante que se eu aumentar a verba, vamos ter resultados ainda melhores?"
O fato de ter sucesso na entrega de resultados para nossos clientes sempre resulta em reuniões de avaliação do valor investido em tráfego, anúncios patrocinados não são mágica e não fazem um negócio crescer do dia para a noite, é um trabalho que aos poucos e com o alinhamento do produto anunciado ao público adequado resulta em boas conversões e um ROI positivo e duradouro (clique aqui para entender o que é ROI). No momento que isso acontece, e principalmente, quando o cliente percebe que o investimento em tráfego está gerando um impacto considerável nas vendas e no faturamento do negócio como um todo, questionamentos quanto ao valor de verba disponível ocorrem naturalmente.
Qual é o momento certo de aumentar essa verba? Independente do tamanho do investimento atual somos adeptos da metodologia growth hacking, ou seja, testar com base em dados. É importante ter bons relatórios para entender o que está acontecendo nas campanhas, se o retorno das campanhas de tráfego realmente estão gerando conversões, fatores externos que podem ter impactado e "mascarado" resultados, e principalmente a métrica que falamos no parágrafo acima, o ROI, de nada adianta aumentar o orçamento de tráfego em campanhas de ROI negativo para "forçar" uma melhora, isso não vai acontecer. Além disso, não existe garantia alguma de que se aumentar X vezes o investimento, teremos uma proporcionalidade em resultados. Aliás, a tendência é de que o ROI diminua e isso não é tão ruim assim, se pensar em números como dessas alternativas:
A. Investi R$2.000 e tive o retorno de R$10.000 em vendas
B. Investi R$200.000 e tive o retorno de R$400.000 em vendas.
Qual opção você escolheria? Na opção A temos um ROI de 5x, já na opção B temos um ROI de 2x. Prefere um ROI melhor ou mais lucratividade? Obviamente você quer ganhar mais dinheiro, então no caso simples do exemplo vale a pena ter um ROI menor tendo um investimento muito maior, no entanto com um faturamento absurdamente superior.
O fato é que para analisar valores a serem acrescidos no investimento em mídia, e preciso analisar sim o ROI como balizador, mas também se o faturamento está crescendo e aumentando a sua lucratividade.
A recomendação aqui na Rooftop é de realizar esses aportes gradualmente e sentir os resultados. Se hoje você investe R$5.000 em tráfego, teste investir R$1.000,00 a mais no mês seguinte e sinta os resultados obtidos. No outro mês, aumente mais um pouco, otimize suas campanhas e garanta que as taxas de conversão das etapas do funil de vendas continuem adequadas.