Quando devo aumentar a verba em tráfego pago?

"Tá Anderson, as campanhas estão funcionando muito bem, tivemos um crescimento muito bacana em nosso faturamento, mas não estou disposto a aumentar o investimento em anúncios."

"E se eu dobrar o valor em tráfego, vamos dobrar o faturamento?"

"Tu me garante que se eu aumentar a verba, vamos ter resultados ainda melhores?"

O fato de ter sucesso na entrega de resultados para nossos clientes sempre resulta em reuniões de avaliação do valor investido em tráfego, anúncios patrocinados não são mágica e não fazem um negócio crescer do dia para a noite, é um trabalho que aos poucos e com o alinhamento do produto anunciado ao público adequado resulta em boas conversões e um ROI positivo e duradouro (clique aqui para entender o que é ROI). No momento que isso acontece, e principalmente, quando o cliente percebe que o investimento em tráfego está gerando um impacto considerável nas vendas e no faturamento do negócio como um todo, questionamentos quanto ao valor de verba disponível ocorrem naturalmente.

Qual é o momento certo de aumentar essa verba? Independente do tamanho do investimento atual somos adeptos da metodologia growth hacking, ou seja, testar com base em dados. É importante ter bons relatórios para entender o que está acontecendo nas campanhas, se o retorno das campanhas de tráfego realmente estão gerando conversões, fatores externos que podem ter impactado e "mascarado" resultados, e principalmente a métrica que falamos no parágrafo acima, o ROI, de nada adianta aumentar o orçamento de tráfego em campanhas de ROI negativo para "forçar" uma melhora, isso não vai acontecer. Além disso, não existe garantia alguma de que se aumentar X vezes o investimento, teremos uma proporcionalidade em resultados. Aliás, a tendência é de que o ROI diminua e isso não é tão ruim assim, se pensar em números como dessas alternativas:

A. Investi R$2.000 e tive o retorno de R$10.000 em vendas

B. Investi R$200.000 e tive o retorno de R$400.000 em vendas.

Qual opção você escolheria? Na opção A temos um ROI de 5x, já na opção B temos um ROI de 2x. Prefere um ROI melhor ou mais lucratividade? Obviamente você quer ganhar mais dinheiro, então no caso simples do exemplo vale a pena ter um ROI menor tendo um investimento muito maior, no entanto com um faturamento absurdamente superior.

O fato é que para analisar valores a serem acrescidos no investimento em mídia, e preciso analisar sim o ROI como balizador, mas também se o faturamento está crescendo e aumentando a sua lucratividade.

A recomendação aqui na Rooftop é de realizar esses aportes gradualmente e sentir os resultados. Se hoje você investe R$5.000 em tráfego, teste investir R$1.000,00 a mais no mês seguinte e sinta os resultados obtidos. No outro mês, aumente mais um pouco, otimize suas campanhas e garanta que as taxas de conversão das etapas do funil de vendas continuem adequadas.



Isac Menegaro
Isac Menegaro

Gestor de tráfego da Rooftop. O cara que nunca entende porque o cliente não aumenta a verba da campanha com ROI 22 (e ele tem razão!), passa os dias solicitando novas artes para aquela campanha que precisa ser otimizada. Resolve tudo com uma boa quantidade de testes e análise precisas!