O pixel, o que é? como funciona? do que se alimenta?

Para quem está iniciando nos anúncios online, seja no Google, Facebook e Instagram, eu não recomendo que se preocupe com isso. No entanto, se você já está algum tempo impulsionando postagens ou tendo um resultado inicial com tráfego pago, então está na hora de entender sobre o pixel e utilizá-lo para alavancar seu negócio com o tão famoso remarketing.

O Pixel, nada mais é do que um código que deve ser inserido no seu site. Em todas as páginas. Esse código é capaz de saber quando um usuário acessa e muitas informações relacionadas a ele. Tanto Facebook (leia-se Instagram também) e Google possuem seus pixels. E para cada plataforma que você pretende anunciar você precisa instalar o pixel.

Com ele, você pode identificar por exemplo quem acessou uma página, preencheu um formulário, comprou um produto, clicou em um botão e afins. Com isso um horizonte no marketing digital se abre, pois você pode criar novas campanhas de anúncios somente para quem realizou uma dessas ações e também bloquear seus anúncios para quem já comprou. Eu sempre comento que existem duas formas de utilizar o pixel, uma boa e outra ruim:

1. Remarketing

Aqui você pode identificar pessoas que chegaram na sua página de vendas e não compraram e direcionar anúncios para essas pessoas com cupons de desconto ou outras ações que podem finalmente fazer com que o seu produto seja adquirido. Outro ponto importante aqui é utilizar anúncios de alcance para disseminar e encontrar mais pessoas que engajem e posteriormente criar campanhas de remarketing com objetivos de conversão, tráfego ou mensagem, para, enfim, concretizar o seu objetivo.

2. O “não marketing”

O remarketing é muito legal, mas em muitos casos, pode acontecer o efeito contrário ao esperado e é bem normal que isso aconteça: se você não parar de anunciar para quem já adquiriu o produto ou anunciar de forma muito segmentada para quem engajou, o seu cliente pode criar uma aversão a marca, simplesmente não adquirir seu produto ou o pior, denunciar seu anúncio.

Apresentados os dois formatos mais óbvios, entenda o pixel como um código capaz de te apresentar mais dados sobre o seu público e o utilize com cautela. Esse pequeno trecho de código é onde está toda a inteligência dos seus anúncios para Google, Instagram e Facebook.

Uma dica final: Você já tem um site e não entende nada de programação? Chama a equipe aqui da Rooftop que podemos te auxiliar na configuração do seu pixel.

Abraços e até a próxima.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.