É comum nas agências e empresas de marketing digital ter um trabalho muito grande nos primeiros dias e até semanas de início de um projeto. Diversas tecnologias e processos são implementadas, mas o que ninguém avisa os clientes dessas empresas é que a tendência é que gradativamente os resultados caiam, e muito!
E porque isso acontece? Basicamente porque a grande parte das estratégias são elaboradas inicialmente para encantar o cliente e mostrar que o contrato recentemente assinado foi uma ótima decisão. Sim, estou levanto para uma das extremidades, mas ressalto que a nível menos catastróficos isso acontece e aconteceu comigo na agência digital que fundei a 10 anos.
No entanto, eu descobri um modelo de trabalho, uma metodologia que simplesmente me obriga a entregar o melhor para o meu cliente de forma constante. E como o título já antecipou, é a metodologia growth hacking, que muitos tendem a dizer que é um “mindset”.
Basicamente o growth hacking orienta você a trabalhar em ciclos:
1. Brainstorm
Esse é o início de tudo, você reune seu time, e começa a pensar e elencar as possíveis ações que podem ser realizadas. Hipóteses são lançadas a partir de um canal (Facebook, Instagram e outros) e uma métrica (cliques, engajamento, conversões) e aí é feita uma lista com todas as hipóteses e os possíveis resultados que possam ser gerados. E aí não tem achismos, é botar pra rodar e ver se tem resultado. Tudo medido por métricas.
2. Priorização
É a hora de escolher as hipóteses que iremos validar, vamos começar a chamar da maneira correta: experimentos.
A partir do nível de esforço, confiança no resultado e impacto no negócio. São selecionados experimentos a serem realizados em um período específico.
3. Execução
Bom, aqui não tem mais planilha, é arregaçar as mangas e botar os experimentos para rodar e ver o que acontece. Modificar a imagem de um anúncios, colocar um texto diferente na bio do seu Instagram e o que mais você priorizou para testar. Tenha calma e deixe os experimentos rodarem por um período que te permita analisar os resultados.
4. Escala
Após a finalização dos experimentos, ocorre que você precisa documentar os resultados e analisar se foram positivos ou negativos. Se te trouxeram resultados, replique ele em outros canais ou aumente o investimento nele, se foram negativos, esqueça ele, ou modifique para tentar melhorar.
E como falei anteriormente, o growth hacking é isso de forma RESUMIDA.
Caso queira saber nos detalhes, siga a respostas das perguntas abaixo:
Como surgiu o growth hacking?
Sean Ellis cunhou o termo. Ele utilizava da metodologia muito antes de ela ter um nome e após analisar algumas empresas percebeu que existia um padrão de crescimento das mesmas: Não utilizavam o marketing tradicional, times de crescimento com profissionais de áreas bem diferentes uma das outras e o principal, nada de “achismo”, todas as melhorias eram baseadas em análise de dados para se as hipóteses foram confirmadas ou não.
Também percebeu que empresas que cresciam muito rápido, tinham um processo muito bem conduzido na implementação de melhorias a fim de obter um crescimento sustentável ao longo dos anos.
O que é?
Longe de ser algo simples, ou um modelo pronto que você irá aplicar e obter resultados exponenciais. O growth hacking é uma metodologia que utilizada de forma consistente será capaz de fazer você obter um crescimento no seu negócio. Existe uma grande diferença entre o que se fala por aí e o que esse termo significa de verdade. A base do growth hacking é pensar em melhorias no que é o núcleo de sua empresa e sempre priorizar as melhores ideias e as execulá-las o mais rápido possível para identificar se isso realmente gerou um crescimento na sua empresa ou se ocorreu o contrário. Além disso, é preciso aprender com seus sucessos e fracassos e utilizar do que foi aprendido para gerar novos experimentos.
Como funciona o funil pirata, o funil growth hacking?
Diferente do funil de vendas tradicional: visitantes -> leads -> oportunidades -> vendas. O funil do growth hacking entende que a forma de consumo é um pouco mais complexa que isso e possui o seu próprio funil, o funil pirada AARRR (divertido ou não, esse é para ser o som que os piratas vazem).
Esse funil consiste em 5 etapas: aquisição -> ativação -> retenção -> receita e recomendação
Aquisição
São os formatos que fazem com que usuários te encontrem, seu produto ou servioço, seja tráfego pago, SEO, mídias sociais, e-mail marketing e outros. É a etapa inicial, para pessoas que nunca ouviram falar de você.
Ativação
São formas de fazer com que os usuários interajam com você. Seja preenchendo um formulário, deixando seus dados. Uma isca sempre é importante nesse caso, pois as pessoas não engajarão de graça.
Retenção
Utilize o pixel do Google e Facebook para saber se eles estão voltando, se voltaram ao seu site e consumiram mais do seu conteúdo. Se curtiram publicações em sua rede social.
Receita
O momento mais lindo! A compra… O usuário percorreu todas as etapas anteriores e agora está disposto a gastar seu dinheiro nos seus produtos.
Recomendação
O encantamento! Ele comprou, e teve uma experiência tão bacana com sua empresa, seu produto ou serviço que agora ele se sente na obrigação de indicá-lo para seus amigos e conhecidos. E aqui um alerta: tenha um programa de indicações previamente estabelecido, não fique a mercê da boa vontade do seu cliente, lembre ele que é possível indicar e se possível o bonifique por essa ação.
Cases do growth hacking
O primeiro deles o que tornou o termo “growth hacking” famoso e implementado pelo seu criados Sean Ellis:
1. Dropbox
O Dropbox é muito conhecido por ser uma das empresas iniciais a utilizar a força das redes sociais. Criando um modelo de indicações que alavancou a utilização da ferramenta. Eles passaram a disponibilizar 128Mb de espaço de armazenamento para qualquer usuário que divulgasse o Dropbox no Facebook e Twitter, principais ferramentas da época. Com isso foram 2,8 milhões de convites em apenas 30 dias.
2. Airbnb
Durante a crise econômica de 2008, o Airbnb foi criado para que pessoas pudessem locar parte da sua residência e obter algum retorno financeiro. E é claro, o momento realmente foi importante para o seu crescimento. No entanto, o que realmente motivou o crescimento extremamente acelerado do Airbnb foi um hack extremamente manual: enviaram e-mail para quem estava anunciando esses espaços em suas residências no Craigslist, indicando fortemente que anunciassem também no Airbnb um site de anúncios de imóveis com “milhões de acessos”. Com isso, em pouco tempo o Airbnb obteve muitos cadastros de locais e consequentemente trouxe pessoas buscando por eles. Parece simples ao contas, mas quero ver você disparando essas mensagens uma a uma.
3. Hotmail
A estratégia do Hotmail parece simples, mas pense nas muitas ideias que rolaram antes de um simples “ps i love you get your free email at hotmail”. Se você tem mais de 25 anos, com certeza foi impactado por isso. Em apenas 18 meses, o Hotmail foi de zero a doze milhões de usuários apenas “forçando” uma assinatura de e-mail com a frase “ps i love you get your free email at hotmail”. Com isso as pessoas clicavam e ganhavam um e-mail gratuito no Hotmail que naquele momento era a única plataforma que permitia o acesso a e-mails de forma extremamente simples por um navegador de internet.
Growth hacking é algo muito amplo e com certeza, por ser a metodologia utilizada na Rooftop, estará presente em muitas publicações desse espaço de conteúdo.
Espero que essa metodologia sirva para que você seja constante na entrega de resultados para o seu próprio negócio ou para seus clientes. Com certeza ela te ajudará a acelerar o crescimento deles.
Abraços e até o próximo.