Para quem já faz campanhas de anúncios a certo tempo, existe uma máxima de que não pode utilizar o botão impulsionar das postagens de jeito nenhum. Diversos motivos são apresentados para contextualizar essa decisão como a limitação de público a diminuição de recursos em relação ao gerenciador de anúncios (Business Manager) e a restrição de posicionamentos, ou seja, ele vai exibir em dispositivos móveis e computadores do mesmo jeito.
Além disso, como você pode ver na publicação que expliquei sobre os tipos de objetivos de campanha de anúncios, existem muitas possibilidades de anúncios dependendo do seu interesse, e utilizando o botão impulsionar, você estará limitado a campanhas com o objetivo de envolvimento, ou seja, para fomentar curtidas, comentários e compartilhamentos.
Sim e isso é muito ruim, caso você queira mais cliques de direcionamento para teu site, captação de leads, mensagens no seu WhatsApp entre outros problemas.
No entanto, se você realmente quer curtidas, comentários e compartilhamentos, criando engajamentos nas suas publicações, você pode sim utilizar o botão “impulsionar publicação”. A questão que trago aqui é que donos de negócios ou administradores de páginas no Facebook e Instagram que não possuem conhecimento de gestão de tráfego utilizam esse botãozinho azul sem dó nem piedade para tentar alavancar o seu negócio e acabam tendo uma experiência muito ruim com os anúncios patrocinados. Levando até a um certo preconceito dizendo que “anúncios não dão retorno”, “impulsionar publicação é só jogar dinheiro fora” e por aí vai.
E sim, se você utilizar esse botão com um objetivo diferente do que citei, vai jogar dinheiro fora mesmo.
Vou dar um exemplo: aqui na Rooftop, além desse blog, publicamos conteúdos no feed orgânico do Instagram. E para alcançar mais pessoas, utilizamos campanhas de alcance, vídeo e o envolvimento. Esse último é exatamente o mesmo objetivo que vem pronto no botão “impulsionar publicação”. Isso mostra que em alguns casos é possível utilizá-lo.
Vou resumir aqui para facilitar o entendimento.
Quando utilizar:
Objetivo: engajamento em publicações. Para obter curtidas, comentários e compartilhamentos.
Posicionamento: automático, ou seja, o anúncio será mostrado para dispositivos móveis e computadores, sem distinção
Público: você pode limitar o público por idade, sexo e localização (cidade, estado, país) e algumas poucas segmentações por interesse.
Orçamento: vitalício, você escolhe um valor e a ferramenta vai distribuir seu anúncio até o valor investido acabar pela quantidade de dias que desejar, não é possível programar um orçamento diário.
Quando não utilizar:
- Sua intenção é vendas diretas
- Quer visitas no seu estabelecimento
- Quer direcionar para seu site
- Quer mais mensagens no WhatsApp ou Direct
- Ou seja: Qualquer outro objetivo que não seja engajamento hehe.
Espero que essa publicação tenha servido para tirar da sua cabeça que você deve “esquecer” esse botão e que tenha ficado claro quando você pode utilizá-lo, pois é obvio que ele acaba sendo muito mais rápido de ser utilizado do que o Business Manager e exige muito menos conhecimento.
Abraços e até a próxima.