Nos últimos dois anos, com a chegada da pandemia, negócios dos mais variados segmentos tiveram que fortalecer sua presença digital, e se reinventar. Além de um desafio gigante para empresas que não estavam acostumadas com o contato com seus clientes via internet ou a distância.
Atualmente, mais de 70% das empresas no país, têm investido em divulgar seu negócio nas redes sociais. Isso acabou gerando um impacto na forma de se posicionar, onde além de investir no tráfego pago, marcas começaram a investir fortemente em influencers digitais para ajudar na visibilidade de sua marca e alavancar as vendas.
A novidade é que temos segmentações de influenciadores além de dinâmicas completamente diferentes do que estamos acostumados no que compreende a compra de publicidade. Além disso, se tornou possível a entrega de bons resultados para inclusive micro e pequenas empresas, visto que o mercado de influencers não se limita mais aos perfis com gigantescos seguidores, é possível garantir que o seu negócio tenha uma entrega de muito mais qualidade com micro influenciadores que possuem uma entrega maior na sua cidade e principalmente com o público local e com potencial de compra.
Atualmente, marcas estão apostando nesses influenciadores, muitas vezes com um número menor de seguidores, porém com um ótimo engajamento, segmentando melhor o público e otimizando os resultados. Claro, que tudo depende do tipo de negócio, e até onde a marca pode ir. Se você está cogitando fechar parceria com um influenciador, aí vão algumas breves dicas para te ajudar nesse processo:
1. Se o seu negócio é local, pesquise por influenciadores próximos, e com um bom engajamento das pessoas da sua região. Observe seus números.
2. Conheça o influencer! Certifique-se de que ele não se posicione em assuntos “polêmicos”, como política, por exemplo, o que pode acabar gerando um resultado inverso, a menos que você queira exatamente isso.
3. Feche a parceria com quem fale com o seu público alvo.
4. Estabeleça um cronograma de conteúdo que o influencer deverá entregar, com prazos e frequência.
5. Negocie algum tipo de benefício/bônus, como uma premiação ou comissão de acordo com engajamento ou venda gerada.
Além disso, é importante dar liberdade para que o próprio influenciador coloque o seu produto ou serviço no contexto dele, mantendo a liberdade criativa para que aconteçam as publicações de maneira natural e não pareça uma publicação forçada.
Por fim, lembre-se de que às vezes uma única ação com influencer pode não ser suficiente. Teste mais de uma vez, mude a estratégia. Não tenha medo de errar. Com o parceiro certo as marcas geralmente tem um bom resultado, e acabam mantendo a frequência das parcerias.