Entender a dinâmica dos públicos do Facebook Ads é uma das principais viradas de chave nos anúncios patrocinados. É a diferença entre a gestão básica de anúncios com o botão de promover publicação, que falamos na publicação anterior e a gestão de tráfego “avançada” utilizando o Business Manager. Saber criar públicos e obviamente utilizá-los de maneira eficiente fará o seu negócio ir para um próximo nível.
Um dos primeiros passos na estruturação de campanhas de tráfego é a organização dos públicos. Aqui trago alguns exemplos:
- Visitantes do seu site nos últimos 180 dias
- Seguidores no Instagram
- Pessoas que compraram um produto seu essa semana
- Uma lista de e-mails
- Pessoas que visualizaram parte de um vídeo específico
Enfim, a muitas possibilidades de criar e organizar seus públicos e você deve iniciar pelos públicos personalizados.
Públicos personalizados
Esse primeiro modelo te oferece 10 possibilidades de criar um público através de dados obtidos por fontes próprias ou vindas da própria plataforma do Facebook e Instagram.
Como fontes próprias temos:
1. Site: através da instalação do Pixel, já falamos aqui, você pode criar vários públicos de acordo com acontecimentos dentro do seu site. Visitantes em geral, pessoas que adicionaram produtos ao carrinho, quem acessou uma página específica e sempre determinando um período para isso.
2. Eventos de aplicativo: é um recurso muito semelhante ao de site, porém a partir de instalações de aplicativos, desde que esse aplicativo seja seu.
3. Atividades offline: a partir de registros de ligação e outros registros de eventos offline, é possível criar um público específico para esses eventos.
4. Lista de clientes: é possível importar uma lista em CSV com e-mails e telefones de pessoas e o Facebook encontra na sua base e você pode direcionar anúncios diretamente para elas. Pense por exemplo, em oferecer produtos complementares para quem realizou uma primeira compra!
E como fontes do Facebook temos:
1. Vídeo: pessoas que viram seu vídeo no Facebook e/ou Instagram, podendo criar públicos com o mais variado envolvimento como quem viu apenas 3, 10 ou 15 segundos, 25%, 50%, 75% e 95% de visualização do vídeo e também especificar essa filtragem por período com uma limitação de até 365 dias.
2. Perfil comercial do Instagram: público que se envolveu com seu Instagram, que se envolveu com alguma publicação, que apenas segue, que enviou uma mensagem ou salvou uma publicação. Nessa linha também é possível criar públicos excluíndo outros como, por exemplo: quem seguiu o perfil, excluíndo quem assistiu um vídeo específico.
3. Formulário de cadastro: totalmente vinculado ao objetivo de campanha de cadastros, ele permite criar um público a partir dos preenchimentos dos formulários de objetivo de cadastros do próprio Facebook e Instagram.
4. Eventos: você pode criar público que clicou em “Vou” e/ou “Tenho interesse” em um evento seu. Visitantes do evento, envolvidos ou até quem já adquiriu ingresso.
5. Experiência instantânea: a partir de pessoas que abriram a sua experiência instantânea no Facebook.
6. Páginas do Facebook: segue o mesmo modelo do perfil comercial do Instagram, porém no Facebook.
Após descrever cada uma das 10 fontes de dados, você percebe que dentro de cada uma delas existem outras diversas micro configurações que permitem que você crie diversas variações de público e posteriormente use isso de uma forma muito mais ágil nas campanhas.
Além disso, temos o segundo modelo de criação de públicos.
Públicos semelhantes
Esse aqui, talvez, seja mais fácil de explicar, o tal do Lookalike permite que você amplie os públicos personalizados. Imagine que você utilizou a fonte de lista de clientes, com um CSV de 1000 e-mails de pessoas que já adquiriram algum dos seus produtos. A ferramenta de públicos semelhantes permite que você “calibre” um novo público que seja de 1% a 10% de uma localidade que seja o mais parecido possível com os 1000 perfis importados no arquivo em CSV.
A lógica é que importando uma lista de compradores e buscando pessoas parecidas, com hábitos de consumo semelhantes, a chance desse novo público ampliado adquirir também seu produto seja grande.
Além desse exemplo, é possível criar públicos semelhantes para qualquer um dos públicos personalizados criados anteriormente, podendo ampliar a abrangência dos seus anúncios.
Caso tenha alguma dúvida sobre a criação de públicos, comente aqui na publicação ou envie uma mensagem para a Rooftop para que possamos esclarecer ainda mais sobre a criação de públicos personalizados e semelhantes.
Abraços e até a próxima.