Os tipos de objetivos de campanha no Facebook Ads e Instagram Ads e quando utilizá-los

A grande dúvida de quem está iniciando nos anúncios online, é exatamente a primeira parte da ferramenta de anúncios do Facebook, que te pergunta qual objetivo você quer utilizar.

Antes de tudo, já antecipo para quem não sabe: a ferramenta de anúncios do Facebook e Instagram é exatamente a mesma. Todos os anúncios das duas plataformas são criados, geridos e otimizados pelo Facebook (o dono da porra toda, hehe).

Dito isso, vamos voltar aos objetivos de campanha. A plataforma disponibiliza 11 objetivos e cada um deles serve para um fim específico.

De forma mais avançada, é possível utilizar cada um deles para cada etapa do seu funil de vendas ou maturidade do seu lead, mas não se preocupe com isso agora. Vou elencar os objetivos para que você tenha uma ideia básica de quando utilizar cada um deles. Eles são divididos em 3 formatos: reconhecimento, consideração, conversão. Embora o seu cérebro seja tendencioso em pensar “não deve ser assim tão óbvio”, eu te digo com todas as letras: SIM, é assim, tão obvio quanto os nomes dos objetivos já mostram. Vamos lá:

1. Reconhecimento de marca

Facebook diz que irá encontrar pessoas capazes de ter mais interesse em sua marca, isso é muito baseado nas interações dos próprios usuários do Facebook e Instagram e caso o usuário consuma conteúdo de produtos semelhantes ao seu, é bom possível que o anúncio seja direcionado a ele.

2. Alcance

É um dos melhores objetivos, caso você queira que seu anúncio seja exibido para a maior quantidade de pessoas possível, junto com a visualização de vídeo, e um dos modelos mais baratos para gerar engajamento.

3. Tráfego

Antigamente nomeado de clique para o site, o tráfego permite que o Facebook e o Instagram envie pessoas para o seu site, página de captura ou até mesmo seu WhatsApp. As plataformas buscam pessoas mais propensas a clicar nos anúncios para que você envolva elas com sua página de captura e obtenha uma venda ou então os dados do usuário.

4. Envolvimento

Se você precisa de curtidas, comentários, compartilhamentos, participações em algum evento, esse objetivo é o que irá trazer mais resultados. No entanto, como já falei anteriormente, vale a pena testar o objetivo de alcance, pois a tendência é que ele seja mais barato para gerar engajamento do que o objetivo de envolvimento propriamente dito. Basta que você utilize chamadas para ação como: “comente a sua opinião”, “marque seu amigo” ou algo do tipo.

5. Instalações de aplicativo

Esse aqui é bem peculiar, e só é interessante caso você possua um aplicativo e queira direcionar as pessoas para que instalem. É um anúncio direcionado para as lojas de aplicativos, dependendo se você utiliza Android ou Iphone. Eu particularmente já utilizei no aplicativo que sou sócio, a Estela e tivemos um retorno bem interessante pelo pouco tempo que testamos.

6. Visualizações de vídeo

Juntamente com o objetivo de alcance é um dos objetivos mais baratos para obter engajamento, e qual o motivo disso? O Facebook já considera engajamento a própria visualização do vídeo. Assim você mesmo define o que considera um engajamento, se é a visualização de 15%, 25%, 50%, 75% ou 100% do seu vídeo. Assim você posteriormente pode fazer ações somente para quem visualizou, o tão falado remarketing e que poucos sabem fazer direito.

7. Geração de cadastros

Esse aqui é a ferramenta própria de captação de leads do Facebook, você cria um formulário na plataforma e direciona seus anúncios para esse formulário. Nunca obtive resultados bons o suficiente nesse modelo que me fizesse parar de utilizar o objetivo de tráfego e conversões para minhas páginas de captura. Mas dependendo do segmento vale o teste.

8. Mensagens

Esse aqui é o famosinho dos delivery’s hehe. Crie anúncios que direcionem diretamente para o seu WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct. A vantagem disso é que você só paga a cada mensagem enviada. E aí cabe a ti persuadir a pessoa a adquirir o seu produto!

9. Conversões

Para captar leads é o melhor que já utilizei. Igual ao tráfego, mas com uma única diferença, você só paga a cada conversão seja ela uma venda, um formulário preenchido ou algo semelhante. No entanto, exige um certo conhecimento na utilização do Facebook Pixel.

10. Vendas de catálogo

Se você utiliza os catálogos do Facebook, você pode direcionar pessoas diretamente para ele. seja um cardápio, produtos de um e-commerce ou uma lista de serviços.

11. Tráfego para estabelecimento

É capaz de direcionar pessoas que estão no entorno do seu estabelecimento para que visitem a sua loja física. Não recomendo que utilizem, pois existem diversas formas melhores de levar pessoas até ele, inclusive medindo com cupons de desconto, ou criando produtos específicos para o seu anúncio online.

Sabendo de todas essas opções, fica para ti a decisão e a oportunidade de testar alguns deles e ver qual irá ter uma melhor performance no seu negócio.

Abraços e até a próxima.



Isac Menegaro
Isac Menegaro

Gestor de tráfego da Rooftop. O cara que nunca entende porque o cliente não aumenta a verba da campanha com ROI 22 (e ele tem razão!), passa os dias solicitando novas artes para aquela campanha que precisa ser otimizada. Resolve tudo com uma boa quantidade de testes e análise precisas!