Growth board, resumindo um planejamento para crescimento de negócios

Sempre que iniciei planejamentos de performance, acabava preenchendo planilhas e documentos, conforme eu me reunia com o cliente, a fim de entender melhor a situação atual das áreas de marketing, vendas e tecnologia. Nada disso está errado e no meu ponto de vista é uma parte importantíssima do processo. No entanto, acaba sendo muito burocrático voltar nesses documentos para consultar a cada etapa de brainstorm e priorização de experimentos. Com isso acabei criando, com a minha limitada habilidade em softwares gráficos hehe, o growth board.

Essa ferramenta de trabalho, tem origem no MBA em gestão de negócios digitais que concluí no início de 2018, pois estudei muito, de uma forma absurda os diversos modelos de canvas, desde o tradicional business model canvas, passando por templates de gerenciamento de projetos, estratégia entre outros. Caso queira saber mais sobre diversos modelos de canvas, tem um texto muito legal aqui. Além disso, em uma das entrevistas que realizei com o Gustavo Mini, para o meu mestrado em Indústria Criativa, tive uma experiência muito legal com o JAM Board da DZ Estúdio, que é um template para fomentar ideias e facilitar o processo criativo.

Bom, então essa percepção sobre os diversos documentos estratégico de growth hacking, performance e esse background em modelos canvas, foi natural a ideia de criar um canvas do growth hacking para agências de performance, sim, já existem modelos muito legais como o do Alexander Cowan mas que infelizmente não se adequavam a minha metodologia de growth e a visão sobre o que eu preciso “bater o olho” todos os dias para auxiliar no meu processo de trabalho. E para acabar com a enrolação hehe o principal objetivo do growth board é resumir todas as informações estratégicas de um processo de growth hacking e performance em apenas 1 página. Veja:

Então, como o quadro apresenta, temos 11 sessões de preenchimento. E elas apresentam uma visão geral do processo de performance e unindo elementos dos OKR’s, criada nos anos 70 de Andy Groove, sim é um método antigo de definição de objetivos e metas, mas funciona!

Vamos agora percorrer cada um dos elementos do growth board para que entenda como preenchê-lo.

1. Líder

O nome do responsável por organizar e gerir o processo de growth e que terá a maior quantidade de informações do projeto. É a pessoa a qual o time se reporta para esclarecer dúvidas e sugerir estratégias. É o responsável por organizar os brainstorms, priorização e direcionar os experimentos para seus executores. Ao término dos experimentos se encarregará de compilar os dados para apresentação e análise.

2. Data

Simplesmente a data em que está sendo preenchido o growth board. Ponto importante: você pode preencher novos boards periodicamente, conforme os objetivos sejam alterados, no entanto, guarde as cópias dos documentos anteriores e mantenha o histórico do que foi feito, isso gera muito aprendizado.

3. Objetivo

Esse aqui é o objetivo principal com o seu projeto de performance, o que você está buscando? Mais clientes? Ser autoridade em um determinado assunto? Produzir algo? Deixe isso bem claro no documento.

4. Resultados chave

Quais os resultados (que podem ser medidos) que você precisa alcançar para atingir o objetivo principal? Elenque de um a três resultados chave esperados e que preferencialmente não sejam dependentes um do outro.

5. Canais orgânicos

Quais os canais gratuitos possíveis de realização de experimentos? Use sua criatividade, ações manuais no Linkedin, disparos de e-mail marketing com o plano gratuito do MailChimp?

6. Canais pagos

E quais os canais pagos que irão ser utilizados? Se é Google Ads e porque? Ou então um anúncio com influenciadores? Descreve onde você rodará experimentos que necessitam de investimentos.

7. Públicos

Descreva quem é o público que você quer atingir, ou acredita que tem que atingir. Pode ser mais de um perfil de pessoas, mas fique tranquilo, o mais certo é que durante a execução de experimentos isso irá mudar frequentemente.

8. Investimento

De forma bem direta, qual o tamanho da verba. Seja financeira e também outras formas como permuta, bonificações, comissões e afins.

9. Produto / serviço

Através de qual produto e/ou serviço você quer gerar crescimento para sua empresa? Quais são eles, suas características e preços.

10. Indicadores de performance

Muito alinhado aos resultados chave, o que será analisado para acompanhar os resultados? Acessos ao site? Conversões de venda? LTV? CAC? Justifique.

11. Métrica estrela

Alinhada ao objetivo principal da empresa é um indicador que determina de forma óbvia o crescimento de uma empresa. Exemplo: Airbnb é o número de reservas, Spotify é o tempo de streaming das músicas.

E fim!

Com o preenchimento dessas 11 etapas do growth board e mantendo ele sempre por perto, as etapas do processo de performance digital são muito mais assertivas e direcionadas aos objetivos de crescimento.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o growth board e obter uma cópia em PDF em alta resolução, para preenchimento acesse a página do growth board e faça o download: growthboard.rooftopagencia.com.br. E se sentir a vontade, me encaminhe o seu preenchido, sugira melhorias ou questione algo para que eu possa te ajudar utilizá-lo.

Abraços e até a próxima.



Anderson Glaeser
Anderson Glaeser

Sócio-fundador da Rooftop e pai do Bernardo :D Responsável pelo planejamento estratégico de e direcionamento das campanhas de performance, e acompanhar os resultados dos clientes. Apaixonado por entregar satisfação aos clientes através de resultados financeiros e crescimento dos seus negócios.