Durante a prospecção de clientes, é de extrema importância fazer com que a sua mensagem chegue as pessoas certas. E sabemos que o endereço de e-mail institucional das empresas dificilmente chega na pessoa certa.
Além disso, entra ano, sai ano, metodologias novas de marketing e vendas surgem e somem do mapa com a mesma velocidade, e o que continua reinando é o e-mail. Por isso, a utilização de algumas ferramentas podem ser definidoras para que você e seu produto ou serviço possa ser “visto” pelo diretor de uma grande empresa que está dentro do seu público alvo.
Nesse sentido e seguindo como base o que vi em uma palestra do Braulio Medina, em Caxias do Sul/RS no ano de 2018, vamos para a primeira forma de obter e-mails. Aliás, antes disso, uma história rápida: Quando assisti ele nessa época, nem sabia o que era growth hacking, tirei uma foto de um slide da apresentação que mostrava esse hack do Google (que mostro a seguir) e assisti a palestra deslumbrado com a carreira dele até então e o modelo de trabalho dele junto ao Growth Team. Foi a primeira fagulha para estruturar o processo de crescimento e aceleração de negócios formatada em serviço na Rooftop. De antemão, muito obrigado.
Histórias a parte, agora sim, vamos as formas de descobrir o e-mail de quem quiser:
1. Google!
Pois é, o Google é uma ferramenta de indexação de páginas tão completa, que nos possibilita realizar pesquisas compostas a partir de dados existentes nos perfis do Linkedin. Nessa palestra do Braulio, ele mostra a seguinte pesquisa no Google:
Traduzindo: Estaremos buscando no Google somente páginas do Linkedin onde contenham palavras-chave como diretor de RH ou gerente de RH, que residam em São Paulo e possuem um e-mail com @gmail.com.
Com isso, eu acredito que o seu universo foi ampliado de uma maneira exponecial não é mesmo? Faça o teste aí… Eu aprimorei o exemplo do Braulio para o meu público alvo, identificar diretores de empresa de Novo Hamburgo/RS que possuem e-mail ficando da seguinte maneira:
site:linkedin.com/in/ + (“diretor” OR “sócio” OR “ceo” OR “cmo” OR “fundador”) + (“@gmail.com” OR “@outlook.com” OR “@hotmail.com”) + “novo hamburgo”
Clica aqui no link, que já te direciono para a pesquisa, hehe
E pronto! Tá lá, temos um mailing bem interessante de empresários de Novo Hamburgo. Tá, beleza!, mas e eu preciso entrar manualmente, perfil por perfil para copiar o e-mail? Não seu preguiçoso, baixa a extensão do Chrome Email Extractor e ao realizar a pesquisa acima no google, a extensão irá varrer todos os e-mails do resultado (de 10 em 10, mas já agilizou, certo?), aí basta ir passando página por página e copiando os e-mails extraídos pela extensão.
2. Snov.io
Eu instalei a extensão desse software a alguns meses atrás e não percebi o tamanho da brincadeira. Por algum tempo utilizei apenas a extensão de trackeamento de e-mails, para saber se quem recebeu, leu, quantas vezes e quando. Em se tratando de um trabalho de prospecção é bem bacana saber se o teu possível cliente visualizou a proposta, não acha?
Passaram-se os dias e percebi que a snov.io era muito mais que trackeamento de e-mails e resolvi acessar a plataforma deles, sempre no plano free, pois sou pão duro. Eles possuem diversas ferramentas de verificação de e-mail e domínios e é aí que fica interessante, encontrei isso aqui:
Ferramenta de pesquisa de domínios do snov.io
Sim meus amigos, SIM! É só colocar o domínio ali na caixa de pesquisa que a ferramenta se encarrega de buscar os e-mails vinculados aquela empresa. No caso da Rooftop, olha quem foi encontrado ali? Sim, meu e-mail direto hehe.
Novamente, imagine que você esteja buscando o e-mail do diretor de uma grande empresa que você tem certeza que seu produto ou serviço pode ajudar e sabe que eles podem pagar por ele, mas tem dificuldades de falar com a pessoa que decide. Com a ferramenta de pesquisa de domínios rapidinho você tem o e-mail e as vezes até o telefone e pode entrar em contato diretamente.
3. Phantom Buster
É uma ferramenta de data scraping, ou seja, existem diversas aplicações prontas para uso, que automatizam processos manuais como o primeiro item desse artigo, e o melhor de tudo é que não é preciso ser programador para fazer essas aplicações rodarem por você. Existem diversos tipos de automações para as mais variadas redes sociais como Instagram, Linkedin, Facebook, Twitter entre outras, veja alguns exemplos:
Exemplos de automações para Instagram
Para fins de teste e seguindo a linha do artigo, criei uma automação para extrair e-mails do Linkedin. Basicamente eu tive que instalar uma extensão do Phantom Buster no meu navegador, realizar a pesquisa de profissionais no próprio Linkedin e colar no formulário de instalação, defini a periodicidade que a aplicação deve extrair os dados e pronto!
Extração de leads no Linkedin pelo Phantom Buster
Periodicamente essa aplicação irá rodar e extrair dados de acordo com a pesquisa de profissionais desejada e adicionar a um arquivo CSV que eu posso utilizar da forma que eu quiser.
4. O seu networking
Por fim, não é exatamente um hack, mas reforçando para ti: caso você precise do contato de alguém do seu interesse, utilize sua rede de contatos, veja quem trabalha nessa empresa, ou algum amigo em comum que possa te aproximar, seja de forma espontânea ou com uma bonificação e utilizando as redes sociais a seu favor, facilmente você conseguirá chegar no seu alvo.
Espero que tenham gostado desse modelo de postagem de dica de como utilizar canais não usuais para obter resultados. Daqui para frente vamos postar diversos hacks nesse modelo.
Abraços e até a próxima.