Como fazer trafego para negócios locais

Se você tem um negócio local ou se é gestor de trafego, esse artigo pode ser de grande valor para você, nele você vai aprender sem enrolação o modelo que eu me baseio ao gerenciar anúncios de negócios locais. O primeiro passo é se certificar que o Google Meu Negocio estar bem configurado.

O próximo passo é entender alguns relacionados ao público do negócio:

Frio: é o público das pessoas que não te conhecem, não sabem qual é o seu negócio local, nunca ouviram falar;

Morno: são as pessoas que já interagiram com você, ou seja, visitaram o site, se envolveram, viram um vídeo, etc;

Quente: são as pessoas que já compraram de você (ou seja, os seus clientes).

A partir desse entendimento, utilizamos uma estratégia baseada em geolocalização. Comece com uma segmentação pequena e vá aumentando o perímetro aos poucos. Anuncie até os anúncios serem exibidos com uma frequência de duas a três vezes para o mesmo público ou quando o resultado das campanhas começar a ficar muito ruim. Assim que estiver em alguma dessas situações expanda o raio de segmentação.

Principais objetivos para negócios locais:

Branding (criar publico)

1. Campanha de alcance

2. Campanha de envolvimento

3. campanha de video view

Levar pro WhatsApp

1. Alcance utilizando o link do WhatsApp como destino

2. Mensagem (para o Instagram / Facebook / WhatsApp)

3. Conversão - direciona pra uma página com botão do WhatsApp

4. Geração de cadastros

Levar as Pessoas para a sua Loja:

1. Envolvimento

2. Alcance

3. Visitas ao estabelecimento

OBJETIVOS PARA LEVAR A PESSOA PARA O WHATSAPP :

1. Campanha de alcance + link do WhatsApp;

2. Campanha de mensagem (pode levar a pessoa pro direct do Instagram, pro Messenger ou pro WhatsApp);

3. Campanha de tráfego para o link do WhatsApp;

4. Campanha de conversão para a página + botão de WhatsApp;

Funil básico de negócios locais :

CAMPANHA 1 (objetivo de alcance, envolvimento ou visualização de vídeo). Essa campanha vai ser anunciada para públicos geolocalizados, ou seja, vai anunciar para pessoas que moram numa determinada região. Então, vamos ter a Campanha 1 que vai ter um dos objetivos para criação de público (alcance, envolvimento ou video views), e ela vai ser um anúncio que não vai vender (vai ser um anúncio de um conteúdo, de um vídeo legal mostrando quem é você, qual é a sua loja, o que você vende, todo o processo por trás, etc);

CAMPANHA 2 (mandar a pessoa para um canal de conversão: Whatsapp, Messenger, direct do Instagram, loja). Aqui você vai utilizar algum dos objetivos para mandar a pessoa para um canal de conversão. Você vai anunciar para públicos mornos (ou seja, envolvimento, vídeo view, pessoas que visitaram o site, que te conhecem). Aqui você vai fazer um anúncio que vai vender.

CAMPANHA 3 (mandar a pessoa para um canal de conversão: Whatsapp, Messenger, direct do Instagram, loja). Aqui você vai anunciar para públicos que já são seus clientes. Você vai fazer um anúncio com uma super promoção, por exemplo, e você vai converter um monte, pois os caras já são seus clientes, já gostam dos seus produtos.

CRIATIVOS

Os criativos são a parte mais importante do anúncio, posso dizer que um bom criativo com uma campanha mal configurada pode dar bom, mas um criativo ruim não tem gestor de trafego que salve.

1. Botar o nome da cidade no texto ou no criativo (você pode testar, geralmente ajuda).

2. Teste de criativos deve ser constante, o próprio Facebook recomenda 6 criativos por conjunto, eu recomendo você ir semanalmente removendo os 3 piores e adicionando novos 3, mas isso não é regra, se tiver 4 criativos muito ruins, você pode retirar os 4 sim

3. Criativos de video tendem a dar muito certo, além de criarem um público de visualização de vídeo que pode ser utilizado para remarketing.

Se você aplicar tudo isso a cima, com certeza teu negócio vai ter bons resultados no digital. Agora é com você! Esse foi o como eu faço o trafego para negócios locais, foi um prazer compartilhar isso contigo, espero que tenha te ajudado em algo.



Isac Menegaro
Isac Menegaro

Gestor de tráfego da Rooftop. O cara que nunca entende porque o cliente não aumenta a verba da campanha com ROI 22 (e ele tem razão!), passa os dias solicitando novas artes para aquela campanha que precisa ser otimizada. Resolve tudo com uma boa quantidade de testes e análise precisas!