A diferença entre ROI e ROAS

Existem duas métricas que são as mais importantes de serem analisadas em campanhas de marketing. Além disso, existe uma certa dificuldade na identificação das diferenças entre elas, tão pouco existe um entendimento claro quanto a elas. E saiba: entender elas e saber o valor adequado para o seu negócio, produto ou serviço é o que define se o seu investimento em marketing está correto, ou apenas fazendo você perder dinheiro.

Assim que realizamos os investimentos em mídias, seja online ou offline, não temos como saber se isso será apenas uma despesa sem ganhos, ou fará com que a sua empresa decole. Obviamente, existem estimativas de resultados, mas bem da verdade o que garante o sucesso desses investimentos para o seu negócio são testes, testes e mais testes para alinhar a mídia utilizada com o seu público alvo e o seu produto. Eu brinco que é como moer carne, pode resultar em um belo e delicioso hambúrguer ou uma simples carne moída para pastel... Vai depender de ações antes (qualidade de matéria prima), durante (a ação) e depois (tratamento).

Nas campanhas de marketing a analogia é pertinente. Podemos simplesmente pegar algumas imagens de um produto e criar uma campanha para um público amplo e esperar por resultados, mas também podemos produzir boas fotos alinhadas ao seu público, criar anúncios com segmentação de público e finalizar direcionando para uma página com diversas quebras de objeções. E sabe qual a diferença da primeira para a segunda opção? Sim, o ROI e o ROAS!

E eu sei, você que está lendo até aqui e chegou nesse texto porque também não entende muito bem a diferença, então deixa eu te explicar:

- ROI: Retorno sobre o investimento (return over investiment)

- ROAS: Retorno sobre o investimento em mídia (return on advertising spend)

E aí?

Bom, vamos detalhar mais: o ROI, é o valor faturado com a sua ação de marketing subtraindo todas as despesas, ou seja, o valor das ações de marketing somadas ao custo do produto. Já o ROAS é apenas o valor faturado subtraindo o investimento em mídia, entenda, no ROAS, não se busca calcular as despesas do produto, somente o que você gastou em mídia.

E engana-se quem pensa que ROI e ROAS só podem ser calculados em campanhas online em Google Ads e Facebook Ads. Você pode medir isso SIM através de anúncios de rádio, televisão, outdoor e sim, até por aqueles anúncios chatos de carro de som hehe. Como? Basta criar alguma forma de medição, por exemplo um endereço específico no seu site, um número de telefone único ou até uma promoção somente para quem for impactado pelo anúncios.

Além disso, eu reforço, independente do canal de mídia, é obrigatório medir os resultados daquele canal, ou seja, medir o seu ROI e o seu ROAS dessas campanhas para saber se está valendo a pena ou não.

E qual é o ROI e o ROAS ideal? Não existe uma métrica genérica, isso vai depender unicamente do preço de venda do seu produto ou serviço, as despesas para vende-lo e o valor de investimento em mídia.

Para finalizar, se no final do período que você está medindo, o total faturado em vendas, for superior ao valor de investimento em mídia, seu ROAS foi positivo, e se no mesmo período a soma da despesas para vender somadas ao investimento em mídia for superior ao valor faturado, seu ROI foi negativo e o canal não está sendo rentável. Claro que existem produtos que "valem a pena" ter um ROI ou até um ROAS negativo, por serem utilizados como porta de entrada do cliente para dentro de sua empresa e através de order bumps (tem um texto explicando isso aqui), você garante uma alta lucratividade, mesmo com um produto com ROI ou ROAS negativo.

Se quiser saber mais sobre tudo isso? chame alguém da Rooftop para que possamos explicar tudo isso!



Isac Menegaro
Isac Menegaro

Gestor de tráfego da Rooftop. O cara que nunca entende porque o cliente não aumenta a verba da campanha com ROI 22 (e ele tem razão!), passa os dias solicitando novas artes para aquela campanha que precisa ser otimizada. Resolve tudo com uma boa quantidade de testes e análise precisas!