A Ducon Metais, iniciou sua trajetória com vendas digitais ao final de Setembro. E em parceria com a agência Bordô, nos tornamos os responsáveis por fazer o e-commerce "bombar"!
Colaboramos com a implantação e configurações iniciais utilizando a plataforma de e-commerce da Dooca e em seguida, iniciamos campanhas de tráfego no Google, Facebook e Instagram. Um fator interessante é que a ferramenta utilizada, após a instalação do pixel, rapidamente já nos fornece todos os públicos personalizados e eventos de rastreio e conversão prontos para uso, facilitou muito essa etapa.
A estratégia inicial foi simples, distribuir anúncios em zonas do Brasil onde os produtos da empresa eram mais vendidos (dados dos marketplaces que eles estão presentes) e o que chamou atenção logo de cara foi o ticket médio dos pedidos (acima de R$1.000,00).
No dia 09/10/2020, iniciamos as campanhas de tráfego oficialmente. E de forma muito positiva e devido a força da marca, as vendas já começaram a acontecer de imediato. A campanha de Google tinham os seguintes anúncios genéricos:
Além disso, utilizamos o Facebook e Instagram apenas para campanhas de remarketing do público que chegava no e-commerce através dos anúncios no Google (visitas, carrinho de compras e conversões). Distribuindo criativos de produtos e ampliando o alcance das publicações do feed. Optamos por este formato, pois como o e-commerce ainda não tinha público, seria muito difícil chegar na pessoa que precisaria dos produtos da Ducon via segmentações de anúncios no Facebook e Instagram.
Para a Black Week, além de um investimento um pouco maior, 50% a mais de verba durante o período, focamos em ações para clientes que já engajaram de alguma forma com a empresa. Distribuindo os produtos com promoções mais agressivas. Além disso, nos anúncios do Google, alteramos todos os anúncios para apresentar as porcentagens promocionais e deixar claro que estávamos dentro de uma Black Week.
Acompanhamos diariamente durante os dias de campanha e gradualmente a quantidade de pedidos foi aumentando, percebemos que a distribuição no Instagram para essas pessoas que já conheciam a Ducon resultou em um efeito de compra muito grande, além do ticket ser sempre muito alto.
A fins de comparação, deixo aqui um pouco dos gráficos de venda de Outubro inteiro, que alternava em dias com vendas e outros sem vendas e na sequencia apenas da Black Week:
Percebe-se uma venda espaçada, em alguns dias uma grande quantidade de vendas e em outros nenhuma, faz parte do início de trabalho... No entanto, durante a Black Week, ocorreram os seguintes resultados:
Todos os dias foram geradas vendas através dos anúncios, com um ticket médio alto. Não vamos divulgar aqui os valores exatos de faturamento, mas tivemos em torno de R$15.000,00 a mais em faturamento de vendas durante os dias da Black Week em comparação com os 30 dias de Outubro. Obviamente o apelo comercial do período por si só, se torna um atrativo e um incentivo para que o público se sinta mais motivado a comprar e um ponto de destaque é que através de nossas medições e rastreios identificamos que mais da metade desse público veio através das campanhas de tráfego desenvolvidas pela Rooftop.
Tem um e-commerce? busca resultados substanciais de vendas? Podemos conversar sobre melhores estratégias para você.
Abraços e até o próximo.