Iniciar um projeto para uma das mais tradicionais instituições de ensino do Brasil por si só já é um grande desafio e com a missão de retomada das vendas de cursos presenciais após quase 2 anos de aulas remotas era uma incógnita quanto ao resultado.
No início do segundo semestre de 2021 o diretor de marketing da Universidade La Salle procurou a Rooftop para iniciar os preparativos para as campanhas de matrículas nos cursos presenciais do período letivo 2022/01. Para quem não conhece, a estrutura de Canoas/RS onde o campus possui uma série de diferenciais e principalmente para cursos da área da saúde, onde diversas aulas práticas acontecem.
Mesmo já atuando com campanhas de tráfego, identificamos diversos pontos de melhora na estrutura base. Além disso, buscamos desde o primeiro momento envolver o time de vendas nas ações de marketing. Atuando de forma integrada para buscar um resultado maravilhoso para a universidade.
Nos 2 meses que antecederam o início da campanha do vestibular de verão, construimos alguns processos e integrações muito bacanas que vale a pena citar aqui:
1. Implantação de CRM: a equipe de vendas mesmo tendo um software próprio para gestão dos leads, era muito limitado quanto a questões de rastreamento das ações dos mesmos. Integramos as campanhas de tráfego pago no Google, Youtube, Instagram e Facebook a nossa plataforma de CRM e passamos a rastrear todas as atividades do lead e principalmente os acessos aos sites e landing pages da universidade.
2. E-mails automatizados: o contato com os leads vindos de campanhas era absolutamente frio, não existia nenhuma ação de qualificação dos leads. Com isso nossa equipe de redação construiu uma série de e-mails que qualifica o lead em uma jornada, tanto para quem ainda está em dúvida do curso que iria cursar, quanto para os mais decididos, fornecendo depoimentos de ex alunos, apresentação da estrutura, professores e informações de carreira.
3. Landing pages: Cada curso foi apresentado em uma landing page específica com detalhes importantes. Além disso, botões de ação foram incluídos como forma de encurtar o caminho entre o possível aluno e a equipe comercial.
4. Integrações: amarramos toda a estrutura da Rooftop com a da Universidade La Salle, evitando a perda de informações e mantendo todos os pontos atualizados
Com isso, iniciamos a captação de alunos através de tráfego baseados nos cursos presenciais. Além de obter um resultado impressionante a nível de custo por lead no público frio (público que nunca interagiu com a universidade), tivemos uma grata surpresa ao identificar em nossas análises uma aquisição muito alta de leads através de campanha de remarketing. Ou seja, reempactamos com anúncios pessoas que já estavam com um nível de consciência mais alto quanto aos cursos da universidade e utilizamos esses anúncios mais “quentes” para dar aquele incentivo a mais para que declarassem o interesse em estar presentes em um dos cursos.
Ao longo da campanha 2022/01, foram 268 interessados vindos das campanhas de remarketing o que garantiram um público mais qualificado e já ciente de todos os benefícios da universidade. Isso representou 20% de toda a captação no período!
Com isso, a equipe comercial conseguiu obter uma assertividade muito grande em suas reuniões e visitas dos leads. Evitando a perda de tempo da equipe comercial com leads menos qualificados. Além disso, fez a universidade obter uma ótima retomada nos seus cursos presenciais após a pandemia.
Para finalizar, com essas ações que destacamos aqui neste case, foi possível reproduzir as mesmas estratégias e estruturas na Escola da Saúde da universidade e nos cursos de pós graduação.