Iniciar um trabalho de crescimento e performance digital é extremamente trabalhoso, ainda mais quando se tem que “trocar a roda com o carro andando” e muito mais estando em um período de quarentena, onde o produto do cliente ficou impedido de ser vendido no seu formato, digamos, tradicional.
Para quem não conhece, a Next Academy é uma academia de futebol, de abrangência nacional e que atua no modelo de franquias. Voltada para jovens de 14 a 24 anos que buscam uma bolsa esportiva no exterior. A Rooftop atende a Next Academy Rio Grande do Sul que cobre Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Litoral.
Vou explicar rapidamente a situação que pegamos o projeto:
A empresa tinha um profissional que realizava todo o trabalho de tráfego pago e o Facebook e Instagram era geridos pelo franqueador nacional. No momento que iniciamos, permitiram que a franquia do Rio Grande do Sul tivesse um Facebook e Instagram próprio ao qual um profissional específico foi designado para realizar todas as postagens orgânicas: feed e stories das duas plataformas, o que desde o início funcionou muito bem, pois complementava as ações via e-mail marketing e tráfego pago.
Já os anúncios patrocinados, o profissional anterior não nos deu acesso ao histórico de anúncios e não conseguimos visualizar os anúncios que já haviam sido veiculados anteriormente. O feedback que tivemos é que tinham uma média de 50 leads por dia, com um orçamento de R$150,00 até R$200,00.
O início do trabalho
Criamos um planejamento estratégico para a empresa sendo assertivo nas primeiras ações. Percorremos as seguintes etapas:
- Identificação da situação atual: como funciona a empresa e seus setores. Equipe comercial, operacional, financeiro e etc.
- Produtos e serviços com seu detalhamento: análise de todos os produtos e serviços da empresa, preços e características.
- Jornada de compra: percorri todos os passos para que os atletas ou seus pais efetivem a compra da inscrição nas seletivas.
- Objetivos e resultados esperados: determinei junto a empresa os objetivos dela com a nossa atuação e os resultados chave esperados. Aqui utilizamos a metodologia de OKR’s para organizar todo o processo.
- Plano de ação: descrevemos as ações a fim de gerar um crescimento na captação de leads para as seletivas de futebol.
Ao término do planejamento estratégico, tivemos um grande problema: O coronavírus.
Mudou tudo, as seletivas de futebol não era mais permitidas, os próprios canais de anúncios não permitiam que eventos com grandes aglomerações fossem realizados e todo o planejamento estratégico citado acima tinha ido por água abaixo…
Ouve uma pequena mudança no serviço realizado nesse período de quarentena, das seletivas presenciais, mudamos o serviço para avaliações de futebol online, através de um software.
Resolvemos iniciar o trabalho mesmo assim e utilizando os canais já utilizados: Facebook e Instagram. Criamos campanhas com os mais variados objetivos: alcance, mensagem, tráfego, conversão, engajamento. Segmentações de todos os tipos: Idade, geolocalização, interesses e etc. E anúncios com imagens dos atletas, textos na imagem, vídeos e o que mais foi possível tentando comercializar algo num período de quarentena e focando no sonho de jogar futebol.
Algo quase impossível, mas adianto que revertemos esse caso. E com louvor!
Não posso detalhar aqui toda a nossa estratégia atual, mas vou explicar um pouco da estratégia que mais trouxe leads no mês de Abril de 2020.
A estratégia
O objetivo de conversão foi o que para eles gerou mais leads. E estruturamos uma única campanha para o Rio Grande do Sul inteiro, onde criei um grupo de anúncio para cada local que a empresa atua. Segmentamos o público dessas localidades, por idade (14 a 24 anos) e por sexo masculino.
Além disso, permanecemos com a exibição dos anúncios somente nos posicionamentos do feed do Facebook e Instagram e stories do Facebook e Instagram, todos os outros canais foram bloqueados.
Quanto aos criativos dos anúncios, que foi o grande diferencial. Iniciamos com imagens cruas de jogos contra clubes grandes e só aí já estávamos pagando em torno de R$1,80 por lead, uma grande melhora. Após uma semana rodando esses anúncios dessa forma, realizamos otimizações, incluíndo textos dentro das imagens (sempre respeitando os 20% de texto que o Facebook permite), com chamadas mostrando o local, data e chamada para uma ação. E o resultado foi incrível! Em poucos dias rodando, atingimos um custo por lead de R$1,14. Obviamente, existe uma variação grande com o passar do tempo, algumas cidades pequenas o lead acaba sendo mais caro, e em cidades maiores mais barato, em Porto Alegre por exemplo, frequentemente baixamos de R$1,00 o custo por lead.
Quero que perceba aqui que não é a questão do objetivo de campanha e nem as segmentações que nos garantem um ótimo resultado. Não existe uma “bala de prata” e nem uma estratégia definidora que será regra para todos os negócios.
O que realmente garante uma ótima performance nos anúncios online é a otimização! Sim, é desgastante, e necessita uma análise periódica dos anúncios, mas precisamos te lembrar que a cada minuto você está gastando dinheiro, então vale muito a pena fazer esse acompanhamento muito de perto.
Espero que esse case tenha servido de exemplo para o seu negócio e que possa te ajudar de alguma forma. E qualquer dúvida nos chame para que possamos te ajudar a otimizar suas campanhas e melhorar a performance digital dos seus negócios.
Deixo aqui um áudio (na íntegra) de um dos integrantes da equipe comercial que bateu recorde de vendas semanais (da franquia inteira): Clique aqui para escutar.
Abraços e até a próxima.